quinta-feira, 14 de maio de 2009

Da arrogância!


Segundo está no dicionário, arrogância é o mesmo que: altivez, insolência, orgulho, presunção.

Ainda não sei bem o que eu quero escrever a respeito da arrogância, porque ainda não sei se quero condená-la ou defendê-la, pois ainda não tenho claro se é um defeito, um desvio de conduta ou uma qualidade velada.

Acho mesmo que fica no meio do caminho, pois no conceito do dicionário, há dois sinônimos que vejo como qualidade: "altivez" e "orgulho".

Pessoa altiva para mim, confunde-se com pessoa elegante, e orgulho... bom... é legal ter orgulho, não? Presunção e insolência parecem meio condenatórias, mas um humilde não deveria reconhecer tais palavras.

Normalmente o presunçoso reconhece aquele que conseguir ser mais que ele e o considera insolente. Afinal, você nunca ouviu um subordinado chamar o chefe de insolente. Na maioria das vezes, o julgamento acontece no sentido contrário. E lembrem-se: "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco". Aí, o insolente, o arrogante passa deste posto para o de humilhado, e o adjetivo que, outrora era "prepotente", passa a ser "coitado". Nesse momento, aquele que subjugou herda o título.

Lógico, há aqueles que são chamados de humildes, que aqui dividiremos em dois grupos: os burros e os hipócritas. Os burros não são humildes, mas sim como o próprio nome diz, são burros, porque servem de capacho aos arrogantes e sempre são explorados e ainda mais, humilhados.

Os hipócritas são aqueles "pseudo humildes". São assim para, sorrateiramente, conquistar espaço. São normalmente muito simpáticos e conquistam a amizade de todos e vão galgando degraus, com um único objetivo: conseguir ser pedante sem que a corda do lado deles.

Tudo bem! Acredito que não consegui nem defender, muito menos condenar a arrogância, e ainda consegui trazer à tona dois novos conceitos que não estavam previstos: o de humilde burro e de humilde hipócrita. Mas constatei algo importante: misture os três conceitos e consiga sobreviver na selva de pedra. Seja humilde burro para que não sejas notado. Seja humilde hipócrita para avançar, e seja verdadeiramente arrogante, porque em alguns momentos, a humildade é para os fracos.

Gleidson Corrêa

4 comentários:

  1. Por ser arrogante, tbm não consigo defini-la como defeito ou qualidade, apenas traço de personalidade...O que nos deixa,encantadoramente, diferentes..beijos.te amo!P.S Obrigada por escrever o que eu sempre quis, mas nunca tive retórica! rsrs

    ResponderExcluir
  2. É vendo por esse ângulo não é mal ser arrogante, mas qndo vc se prejudica em razão dela pode ser nocivo, principalmente pq estamos na "rabeira da cadeia alimentar" e por isso temos que ao menos fingir uma humildade e uma altivez que nem sempre faz parte do nosso ser...hehehe bjs
    Amei esse texto!

    ResponderExcluir
  3. Excelente texto. Entrei desprevinidamente achando que fosse o blog de outra pessoa, mas seu texto me deteve uns instantes. Muito bom texto. Será que não seria possível uma humildade terceira? Uma que não fosse nem hipocrisia e nem burrice, mas respeito ao ponto de vista do outro? Penso que a presunção de nossas certezas nos torna cegos e insensíveis para outras possibilidades de pensar o mundo e a vida e que nos escapam por várias razões. Por isso me pergunto se não seria possível uma forma menos egóica de experiência a dita "humildade"? Sei lá, são pensamentos que ando tendo.

    ResponderExcluir